YEAH! Somos parte do Quadrante 2023 & 2024

Por que o VTEX IO é ideal para grandes empresas de varejo?

Vtex IO para grandes empresas

Os grandes varejistas geralmente precisam implementar estratégias avançadas e interligadas para ter sucesso no ambiente do comércio digital. Eles contam com muitas transportadoras trabalhando com eles para entregar produtos com maior rapidez em todos os lugares, processar pagamentos de diferentes fornecedores, integrar com vários mercados e canais ao longo da jornada dos seus usuários, e assim por diante.

Para tornar estas estratégias verdadeiramente eficazes, ao decidir sobre uma plataforma de comércio digital é extremamente importante avaliar a flexibilidade e a capacidade de personalização que ela oferece. A ascensão de padrões de arquitetura baseados em conceitos como Composable Commerce e MACH também oficializa a relevância em adotar e defender uma moderna stack técnica no ecossistema do comércio digital, tornando-a essencial para marcas dispostas a aumentar sua presença digital. 

Na VTEX, nossa resposta a esta tendência é o VTEX IO, que é a plataforma de baixo desenvolvimento voltada para estratégias composable do comércio digital. Usando esta solução, os grandes varejistas podem criar experiências únicas para seus clientes e conectar todo seu ecossistema de soluções em uma jornada unificada, onde ao mesmo tempo, também podem aproveitar a infraestrutura confiável e segura sem servidores com o mais rápido time-to-market em termos de implementação.

Confira abaixo as vantagens do VTEX IO!

Experiência do usuário customizável e melhor conversão

Uma parte importante do VTEX IO é a tecnologia de desenvolvimento de storefront chamada Store Framework. Usando essa tecnologia, as lojas VTEX dispostas a proporcionar em seus sites uma melhor experiência ao usuário, podem fornecer um storefront centrado. 

No que diz respeito à customização do storefront, a maior vantagem de usar o VTEX IO é permitir a colaboração entre desenvolvedores e operadores do negócio, visto que o Store Framework oferece uma abstração JSON intuitiva e fácil de usar para agilizar o trabalho das equipes técnicas, e também acompanha o Site Editor, um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) nativo e poderoso para que os usuários da empresa possam se manter completamente independentes da engenharia. 

Mantenha sua loja sincronizada com o resto da sua operação

Composable Commerce chegou para ficar e mudar nosso mercado para melhor. 
De acordo com a Gartner, as empresas que adotaram uma abordagem composable irão superar a concorrência em 80% na velocidade de implementação de novos recursos até 2023. Embora pareça ser um conceito técnico, o composable commerce está, de fato, estreitamente relacionado à satisfação das necessidades das empresas e ao desenho de uma estratégia digital adaptável ao futuro. 

Trazendo essa abordagem para a mesa, os grandes varejistas podem oferecer mais aos seus clientes, de forma rápida, e também manter suas operações sempre interligadas. Trata-se de estar em harmonia com um complexo ecossistema de soluções para oferecer as melhores experiências de compra em cada canal de venda.

VTEX IO possibilita:

  • Integrar-se com plataformas externas;
  • Conectar-se com mais transportadoras;
  • Oferecer diferentes opções de pagamento;
  • Enriquecer a experiência do cliente com customização e dados externos.


Os varejistas também podem criar suas próprias experiências composable, combinando as principais funcionalidades de comércio da plataforma e extensões feitas sob medida dentro daplataforma através dos apps do VTEX IO.

Esqueça as migrações intermináveis com um time-to-market incrível

Tudo o que foi dito até agora provavelmente parece música para seus ouvidos, mas, como um grande varejista acostumado a complexidade, você pode estar se perguntando o quão difícil poderia ser implementar estratégias tão avançadas, mas aqui falamos sobre o custo de oportunidade por não ter que migrar de plataforma, pois os benefícios do VTEX IO incluem as migrações. 

Sua tranquilidade é também a nossa: escalabilidade e confiabilidade a todo momento

Nem tudo no ambiente do comércio digital tem a ver com a criação de novas coisas, visto que, manter o que já foi criado também é importante para os grandes varejistas dispostos a crescer. Assim como você precisa atualizar seu catálogo ao lançar uma nova coleção ou gerenciar promoções durante um evento especial, lidar com a infraestrutura técnica é uma necessidade para as empresas que desenvolvem suas próprias experiências composable e personalizadas.

Grandes eventos de vendas, como a Black Friday, podem ilustrar muito bem este cenário. Em 2020, ano em que se iniciou a pandemia da COVID-19, o mundo inteiro teve sua primeira BF completamente digital. Então ter lidar com crescimento no tráfego e nas transações normalmente exigiria uma infraestrutura intensa de abastecimento e planejamento, mas os clientes da Imediata podem confiar em nós para a saúde de suas aplicações rodando bem na plataforma VTEX.

VTEX IO é o que melhor se aplica às grandes e modernas empresas de varejo

O VTEX IO permite que o setor de varejo online alcance o seu pleno potencial, porque a plataforma não apenas capacita as marcas a construir storefronts personalizados e com ótimo desempenho, mas também oferece funcionalidades composable nativas que tornam possíveis as estratégias ousadas e inovadoras, mantendo toda sua operação sempre conectada e integrada.

Tudo isso é possível através de uma migração fácil e rápida com uma infraestrutura de alto nível. Conte com a Imediata para fazer a sua migração prática e ágil para a VTEX IO, e te ajudar à ser destaque no varejo. 

Conheça a ImediataDesign

Apaixonados por experiência de compras, buscamos levar você a outro nível de resultado, ofertando valor com aumento de performance, pivotagem, estratégias e melhoria contínua.

Somos uma Consultoria de Marketing Digital Reseller and Project VTEX com foco em Implementação de E-commerce & Marketplace e auxiliamos na construção de marcas que buscam alavancar seus ativos.

Acesse: imediatadesign.com
Fale Conosco: hello@imediatadesign.com