YEAH! Somos parte do Quadrante 2023 & 2024

Passo a Passo para abrir uma Loja Virtual: por onde começar, qual plataforma escolher e quais estratégias usar

loja virtual

Vem aprender a como começar a sua loja virtual do zero!

ÍNDICE

  • Introdução
  • O que é loja virtual e como funciona?
  • Como começar a vender online
  • Como Montar uma Loja Virtual em 9 Passos
  • Resumo
  • Sobre nós

Nos três primeiros meses de 2021, o e-commerce cresceu 57,4% no comparativo com o mesmo período do ano passado, sendo realizadas 78,5 milhões de compras online. Os dados são da 7ª Edição do Relatório NeoTrust. E com o crescimento avançado da modalidade online, saber por onde começar é um passo essencial nessa jornada.

Neste artigo, vamos te explicar e auxiliar nas etapas de como montar uma loja virtual simples, incluindo as melhores estratégias de marketing para gerar vendas.

O que é loja virtual e como funciona?

Loja virtual, ou também conhecida como e-commerce, é um site criado com o intuito de vender produtos e/ou serviços pela internet. Podendo ter um espaço físico ou não.

Nele, os produtos são expostos com descrições, tamanhos, variedades, valores e fotos.

No e-commerce, é necessário possuir integrações com meios de pagamento, sendo boleto, pix, cartão de crédito ou outros meios existentes de pagamento. E, também, de integrações para envio dos produtos, sendo via correios ou transportadora, variando então, o frete e o tempo de entrega.

Os grandes diferenciais de obter uma loja virtual em funcionamento, é oferecer segurança, conforto, preços mais acessíveis e estar sempre aberto (em qualquer dia ou em qualquer horário). Pois, consumidores de qualquer lugar do mundo podem acessar o e-commerce, navegar pelas categorias, escolher os produtos desejados e receber a sua compra em casa.

Como começar a vender online

A estratégia de iniciar uma loja virtual não é tão simples quanto parece, porém, também não é um absurdo de dificuldades.

Veja bem, todo projeto no qual irá se iniciar, precisa de um bom planejamento, certo? Então, para começar a vender online, não é muito diferente.

É preciso definir seus objetivos e suas estratégias, portanto, montar um cronograma com o passo a passo, é fundamental. Ali você terá o controle de tudo em suas mãos, podendo eliminar os passos já concluídos e, assim, focar nos que precisarão de maior atenção.

Mas calma, não se preocupe, nós vamos te ajudar!
Acompanhe aqui o passo a passo para montar uma loja virtual.

Como Montar uma Loja Virtual em 9 Passos

Aqui estão as nove etapas essenciais para criar uma loja lucrativa. Veja:

1. Planeje o Investimento Esperado Para dar o Start

O primeiro passo para montar a sua loja virtual não poderia ser outro, a não ser determinar o investimento inicial.

Para isso, você precisará se organizar e analisar alguns fatores, como:

  • Qual os tipos de produto serão disponibilizados;
  • Qual o modelo de vendas;
  • Como farei a entrega;
  • Como usar estratégias de marketing associando minha loja virtual;
  • E muito mais.

Para não se perder nas finanças e garantir pelo menos o primeiro ano funcionamento, anote essa dica: divida o que você considera como seu montante inicial em 12 partes, sendo a primeira delas, possivelmente, a de maior valor, mas, o que sobrar, procure dividir em partes iguais para os próximos 11 meses.

2. Defina sua Estratégia de Negócio

Entender os modelos de e-commerce de início pode te ajudar a determinar o orçamento inicial, o seu estoque e, os fornecedores em potencial para sua loja online.

Por exemplo, escolher o modelo de vendas por dropshipping é ideal para quem tem um orçamento limitado, justamente por ocorrer uma terceirização das operações, onde enviarão o produto diretamente aos clientes, lhe permitindo não ter um estoque próprio físico para vender.

Entretanto, os atacadistas revendem produtos dos fabricantes para os varejistas, chamado modelo B2B. Essa opção exige mais investimento financeiro, pois é preciso comprar produtos em grande quantidade e possuir um depósito para armazená-los.

Já se você quer iniciar criando um novo produto e comercializá-lo com sua própria marca, a forma B2C (business to consumer = empresa para consumidor) é para você.

Este modelo também se faz necessário possuir um orçamento maior para os custos de fabricação, estoque e customização dos produtos.

Por isso, tenha um bom planejamento financeiro para esse início.

3. Regularize seu E-commerce

O primeiro passo para isso é abrir um CNPJ.
Se você está começando o empreendimento por conta própria, o correto é abrir a sua empresa legalmente, seja MEI, ME, LTDA ou as demais.

Dessa forma, garante seus direitos trabalhistas, age em conformidade com a lei, pode emitir notas fiscais e profissionaliza o seu negócio.

4. Escolha Qual Produto irá Vender

Quando for decidir sobre um produto lucrativo para vender, é bom começar analisando os possíveis concorrentes. Busque se diferenciar no meio do mercado competitivo!

Uma alternativa para esse início, seja restringir o foco do negócio a um nicho específico e destacar seus pontos de venda exclusivos ajuda a estabelecer sua marca e atingir os clientes-alvo.

OBS: Considere alguns aspectos

  • Qualidade do produto
    Contudo, escolher um produto com boa qualidade é fundamental para garantir o reconhecimento de marca respeitável, mantendo a confiança dos clientes e aumentando suas margens de lucro.

  • ROI – Retorno sobre investimento
    Considere os custos de sua empresa ao todo, desde o valor de custo ao valor final, para então, precificar seus produtos.

  • Envio e Frete
    Certifique-se de que seu produto seja fácil de enviar e, já programe um bom jeito para embalar, assim consegue reduzir os riscos de envio. Além disso, tente manter os custos baixos de frete, ou tente adicioná-los aos preços dos produtos, atraindo clientes com o frete grátis.

5. Tenha Fornecedores Confiáveis

Encontrar fornecedores confiáveis ​​é tão importante quanto escolher o seu produto.

Na hora de escolher o produto, o preço não deve ser o fator decisivo. Então, procure fornecedores que garantam produtos de alta qualidade e entrega no prazo.

Participe de eventos e exposições do seu nicho, assim consegue examinar produtos e serviços diretamente, se tornando uma ótima maneira de começar sua pesquisa de mercado.

Ao criar a lista de possíveis fornecedores, você pode seguir os seguintes passos para garantir ainda mais a sua confiabilidade:

  • Busque por avaliações e comentários no Google, redes sociais e plataformas de mídias sociais;
  • Contate o fornecedor e confirme a legitimidade da empresa;
  • Procure de todas as formas verificar o endereço, os dados e descrições do fornecedor;
  • Sempre que possível, solicite amostras dos produtos antes de fechar um pedido grande.

6. Escolha a Plataforma Ideal

Agora que você já cuidou do planejamento, da parte legal do seu negócio, e da escolha dos fornecedores, é o momento de partir para a estruturação da sua loja virtual.

Um dos pontos mais importantes de montar o próprio e-commerce é em relação à escolha da plataforma. Afinal, esse é o sistema que permitirá o controle das suas vendas e a exposição da sua marca na internet.

Procure as opções disponíveis de acordo com o se planejamento financeiro, mas se atente bem aos recursos que a plataforma oferece.

Entre as diversas plataformas de comércio eletrônico disponíveis, as principais opções para criar sua loja virtual são por meio de um construtor de sites ou um sistema de gerenciamento de conteúdo.

Uma sugestão da Imediata, é você conhecer e, se puder, já iniciar com a VTEX. Uma plataforma de comércio digital que gerencia seu e-commerce de forma mais inteligente com alta flexibilidade e baixa manutenção.

Conheça mais sobre a plataforma de e-commerce VTEX

Suas vantagens vão muito além de estabilidade, segurança e confiabilidade, pois a plataforma facilita e acelera o desenvolvimento, reduzindo consideravelmente o time to revenue.

Também é possível administrar, e até mesmo personalizar, sua loja com mais facilidade.
Justamente com aplicativos voltados a esse uso. Isso sem contar com a grande melhoria na experiência de usuário e na performance da loja.

Além disso, uma das maiores vantagens em se programar com VTEX IO é a rapidez com que as atualizações e melhorias feitas na loja podem ser vistas instantaneamente, ou seja, não há cachê.

Bem como, a separação da área de administração com a área de desenvolvimento, que por sua vez, é um dos aspectos mais importantes, visto que, oferece maior segurança para ambos os lados. Além também, de garantir maior experiência para o usuário.

O desenvolvimento não atrapalha ou impede qualquer processo e solução de negócio, tendo dois ambientes separados e independentes.

Um grande passo nessa hora, a hora em que vai de fato abrir uma loja virtual, é contar com ajuda de uma agência especializada em projetos de e-commerce e na plataforma desejada.

Nesse caso, a ImediataDesign é uma das Agências Partners que está no Quadrante VTEX, onde se destaca pelo conhecimento avançado e especializado na plataforma, com projetos elaborados unicamente focado na necessidade e evolução do cliente.

Se quiser saber mais, veja aqui os projetos e clientes que confiam na Imediata, uma agência reseller e partner VTEX, que é apaixonada por experiência de compra.

7. Hora de Definir seu Público-Alvo

Um público-alvo é o grupo de pessoas no qual você vai ofertar os seus produtos. Por isso, tenha em mente o cliente “ideal”, e compreenda a necessidade dele.

Agora, é fundamental definir a base para sua estratégia de marketing. Então, personalizar seus produtos e ter estratégias de marketing focada em seu público também ajudará no aumento das vendas, visto que os compradores gostam de se sentir próximo de uma empresa que lhes ofereça uma experiência personalizada.

8. Conecte um Gateway de Pagamento

Ao escolher o gateway de pagamento mais adequado para sua loja virtual, considere a solução mais conveniente para seu público-alvo.

Depois que sua empresa crescer, você poderá adicionar vários gateways de pagamento para fornecer mais opções de pagamento, especialmente se sua loja atender a um público internacional.

9. Faça o Marketing da sua Loja

A jornada para abrir uma loja virtual de sucesso não para quando você coloca no ar, e para te ajudar, trouxemos algumas estratégias de marketing para atrair novos clientes e aumentar suas vendas online.

  • Crie conteúdo de alta qualidade
    Assim aumentará o reconhecimento da marca e gerar interesse no público certo.
  • Otimize o SEO
    Otimizar seu e-commerce ajudará a aumentar sua visibilidade.
  • Aproveite a mídia social
    Aproveite as redes sociais para atrair clientes em potencial, criando postagens personalizadas.
  • Considere publicidade paga
    Nesse caso, considere promover algumas publicações ou campanhas de anúncios em várias plataformas, como Facebook, Instagram, Google ou blogs.
  • Tente um bônus por indicação
    Vale destacar a ideia de um programa de recompensa por indicação de clientes, gere descontos, vales-presente ou produtos grátis.

Por fim

Graças às plataformas e ferramentas de comércio eletrônico disponíveis, você pode começar a vender online sem conhecimentos técnicos.

Com a ideia de negócio e um bom planejamento, qualquer pessoa consegue avançar com os planos de administrar um e-commerce. E agora, é hora de colocar seu plano de negócios em prática e se destacar com um e-commerce de sucesso!

E ai, esse passo a passo de como abrir uma loja virtual, te ajudou?
Já começou o seu planejamento? Conte com a ImediataDesign para esse próximo passo, uma agência do quadrante VTEX especialista em e-commerce e marketplace.


Sobre nós:

Apaixonados por experiência de compras, a Imediata busca levar a sua loja a outro nível de resultado, ofertando valor, aumento de performance, pivotagem, melhores estratégias e um contínuo avanço.

Somos uma consultoria de Marketing Digital, Reseller and Projects VTEX com foco em Implementação de E-commerce & Marketplace e auxiliamos na construção de marcas que buscam alavancar seus ativos.

E com grande orgulho, visando sempre a nossa evolução, nós fazemos parte do Quadrante VTEX 2023!

Acesse: imediatadesign.com
Fale Conosco: hello@imediatadesign.com