YEAH! Somos parte do Quadrante 2023 & 2024

Inteligência Artificial (IA) no marketing digital

Inteligência Artificial (IA) no marketing digital é um assunto que vem ganhando força no meio digital. Para aprender mais sobre esse tema que está se fortalecendo, vem acompanhar o conteúdo completo!

Quando falamos em IA, ficamos alertas para não somente essa tecnologia, mas sim, diversas outras. Bem como, o impacto da transformação digital na área de marketing.

Logo nesse início de ano, houve um Retail da NRF 2024 em New York, onde uma das pautas mais abordadas foi a tendência e o crescimento do uso da IA no futuro. E aproveitando essas considerações, a ImediataDesign trouxe algumas formas para aplica-la em suas estratégias de marketing.

Então, vem acompanhar e saber se de fato, você sabe quais delas podem ser usadas em seu negócio!

O que é Inteligência Artificial?

Apesar de ser um termo bem falado e atualmente em alta, muitos não sabem o real significado do conceito IA.

Na prática, a inteligência artificial é um termo amplo que abrange uma série de diferentes tecnologias ou soluções que imitem a inteligência do ser humano.

Ela está sendo inserida pouco a pouco em nosso cotidiano, como por exemplo, com o reconhecimento de voz, reconhecimento de imagem, deep learning (aprendizado da máquina), cloud computing (computação em nuvem), jogos com realidade ampliada, entre muitas outras formas.

Mas como podemos usar essa tecnologia no dia a dia de uma empresa?
Diante tantos desafios para uma empresa se posicionar e inovar, trouxemos esse conteúdo com dicas de inteligência artificial que poderá ser aplicada para favorecer a sua marca. Acompanhe!

Inteligência Artificial no Marketing

Podemos considerar que uso da Inteligência Artificial no marketing ainda está em fase inicial, mas essa é uma ferramenta em grande potencial no qual o time de marketing já deve estudar para começar a utilizar.

Existes uma diversidade de possibilidades para usá-la e, nesse primeiro conteúdo iremos abordar algumas delas.

Geração de Conversas em Chatbots

O chatbot é um programa de IA que atende clientes e usuários (em um chat, por exemplo), onde o foco é simular uma conversa com a linguagem mais natural possível, onde as empresas podem predefinir respostas para perguntas que frequentes, ou até mesmo, direcionar o consumidor para algum serviço.

Essa proposta ainda te permite ter um chatbot personalizado para sua necessidade.

Força de Branding

Ganhar força de marca é um dos fatores mais importantes para sua empresa e para o time de marketing. Quanto maior for a força da sua marca, mais visibilidade você terá.

 Aqui a IA vai te ajudar grandemente a melhorar alguns aspectos, sendo a criação da identidade própria da marca, na melhora da estratégia para se diferenciar dos concorrentes, na percepção da linguem para falar com o seu público, qual a melhor forma de compartilhar algum conteúdo, etc.

Buscas por Voz

Cada vez mais comum, a pesquisa por voz tem ganhado um aumento significativo nas buscas feitas por aparelhos móveis.

Nesse caso, entendemos que a pesquisa por voz ganhará as futuras estratégias de SEO de uma empresa, e naturalmente quem já estiver aplicando esse meio de buscas, terá resultados orgânicos mais altos. Justamente devido a busca direta!

Machine Learning

A prática de machine learning (aprendizado de máquina) é muito usada para direcionar anúncios personalizados, que possuem o intuito de gerar engajamento.

Isso porque esse campo da IA permite ter uma análise preditiva e obter insights valiosos.

A IA junto ao machine learning consegue classificar os leads que sua empresa está recebendo em “quente”, fazendo sua equipe de vendas ter um argumento mais assertivo.

Retargeting

Assim como poder segmentar um anúncio, o machine learning (uma das funções da IA), pode ser usado para estabelecer qual anúncio se torna mais atrativo para trazer um cliente de volta ao site.

Com essa previsão precisa que a IA melhora a recuperação de diferentes tipos de clientes, podendo ser usado na otimização e eficácia dos anúncios de retargeting.

Campanhas de E-mail Marketing

O segredo aqui está em enviar e-mails personalizados para se ganha a atenção do cliente em questão.

É nesta primeira fase que a IA faz toda a diferença, pois através da análise de dados ela percebe o comportamento e a preferência de cada contato (tempo de leitura, cliques no e-mail, o que mais procura para ler), e assim, cria padrões para eles.

Em outra etapa, já obtendo estas informações, a IA consegue criar um e-mail personalizado para cada um dos utilizadores, captando de forma mais eficaz a sua atenção.

Fidelização de Clientes por Customer Service

Fidelizar e manter um cliente da sua base é muito mais fácil do que atrair um novo cliente, porém, é extremamente necessário manter seus consumidores satisfeitos.

A análise preditiva aqui pode ser usada para descobrir e avaliar quais recursos são mais usados e assinados por seus usuários, evitando taxas de cancelamento ou desistência.

Desta forma, você consegue entrar contato com esses clientes oferecendo benefícios e vantagens para rete-los, antes mesmo de chegarem a perder o interesse em seu produto ou serviço.

Qual o próximo passo?

Quando falamos em tecnologia, sabemos que é algo em constante evolução e crescimento.

Então, se há um momento ideal para começar a implantar a IA em suas estratégias, realmente este momento é agora!

Aproveite que ainda está no início e, portanto, se torna mais fácil para acompanhar os desafios desse novo modelo de trabalho.

Se quer implementar essas estratégias de Inteligência Artificial e desejar a ajuda de uma agência especializada em projetos ágeis, entre em contato com a ImediataDesign!

Apaixonados por experiência de compras, buscamos levar você a outro nível de resultado, ofertando valor com aumento de performance, pivotagem, estratégias e melhoria contínua.

Somos uma Consultoria de Marketing Digital Reseller and Project VTEX com foco em Implementação de E-commerce & Marketplace e auxiliamos na construção de marcas que buscam alavancar seus ativos.

Acesse: imediatadesign.com
Fale Conosco: hello@imediatadesign.com