Postado 10 de agosto de 2022 em B2B, Dia dos Pais, Dicas, Marketing Digital, Novidade por delcio.noventa
O Dia dos Pais é uma das principais datas comemorativas do calendário brasileiro. E isso sempre reflete no comércio, inclusive no e-commerce.
Mas para realmente sentir o impacto do Dia dos Pais no caixa da sua loja é preciso planejamento, seja para entender como explorar a data, como o seu público se relaciona com ela ou quando começar a trabalhar na divulgação. Tudo isso importa quando estamos falando de uma data tão tradicional e emblemática.
Por isso, além de se organizar internamente, é preciso atingir o seu público, captar a atenção, divulgar o que te diferencia… E isso requer um planejamento completo, que envolve marketing, mídia e a escolha dos canais em que vai atuar.
Vendo assim, pode parecer muita coisa: divulgação, canais, campanhas, fornecedores, equipe interna, entre outros, porém a verdade é que, para sua loja ter êxito no e-commerce, depende de organização e planejamento daquilo que você já faz, apenas incluindo um objetivo e um alvo específico.
Para que você consiga se organizar melhor, separamos algumas dicas de planejamento que vão fazer do seu Dia dos Pais um sucesso de vendas. Confira!
Antes de começar a pensar em estratégia, em promocionar itens ou dar descontos, é preciso entender o que faz sentido para o seu negócio. Para isso, nada melhor do que observar os dados do ano anterior.
Houve um pico de vendas? O que mais se destacou? É possível trabalhar com esse nicho de produtos neste ano?
Após isso, ai sim é possível começar a planejar sua estratégia.
Se a sua loja vende produtos tradicionalmente ligados ao público feminino ou infantil, por exemplo, colocar empenho no Dia dos Pais não é uma boa estratégia.
Mas, se você trabalha com produtos que pareçam ser uma boa oportunidade, é preciso mapear as possibilidades a serem exploradas. E aqui estamos falando desde produtos costumeiros do universo masculino, como relógios, roupas, artigos esportivos, até utilidades domésticas, culinária, entre diversos produtos.
O mundo, a cultura e o comportamento do consumidor estão em constante evolução e se você não acompanhar, pode ficar para trás. Por isso, na hora de mapear o que vender no Dia dos Pais, expanda os horizontes, faça pesquisas prévias com o seu público e veja oportunidades onde um concorrente ainda não tenha visto.
Primeiro, você deve entender com quem vai falar diretamente, no caso, os filhos, as mães, etc. É exatamente quem você pode persuadir para escolher o seu produto como o presente ideal.
Agora é a hora de pensar em quais ações você fará e quando vai começar a comunicá-las ao público.
Quando já tiver todos os pontos definidos, é hora de desenvolver a campanha e divulgá-la. Aqui o timing também é importante.
Preparar o seu estoque é uma das etapas mais importantes, e se você vende em mais de um canal, como loja física, e-commerce e marketplace, essa dica é importante!
Certifique-se de que a quantidade dos produtos que você colocará em promoção será suficiente para atender à demanda. Logo, é preciso verificar seu estoque e checar junto aos fornecedores as possibilidades de reposição e prazos de entrega menores.
Um dos caminhos possíveis para fazer com que mais pessoas encontrem a sua loja é investir em um trabalho de SEO, para ajudar a melhorar o seu rankeamento orgânico no Google, resultando em mais visibilidade para sua loja.
Outra forma de ser visto por mais pessoas é estar presente em marketplaces. Esses sites têm reconhecimento no mercado, alto tráfego e um público muito variado. Assim, você aumenta as possibilidades para o seu negócio.
Dia dos Pais é sinônimo de alta demanda, o que pode resultar em atraso na entrega ou a troca de algum produto que não serviu. É normal que a sua loja, logo após o feriado, tenha um número maior de atendimentos para realizar.
E já se pode imaginar que trocas ou devoluções também são consideradas um transtorno para o cliente. Por isso, ofereça um atendimento de excelência: rápido, eficaz e ágil. Isso faz parte do processo de fidelizar o cliente e trazê-lo mais para perto, fazendo com que ele compre com você em outros momentos.
Se você vende em mais de um canal, não deixe de integrá-los. Tanto no que diz respeito a vendas, quanto a comunicação. Veja se sua loja física, e-commerce e presença no marketplace falam a mesma língua, transmitem a mesma mensagem e têm as mesmas informações.
Você também pode criar páginas especiais no seu site para a data, facilitando a busca do cliente, concentrando todas as ofertas especiais para o Dia dos Pais e integrando o on e o offline.
Com essas dicas, ficou fácil se planejar para uma das datas mais esperadas pelo varejo, certo? Planeje-se, execute suas estratégias e, veja suas vendas crescerem neste Dia dos Pais!
Fonte: Vtex