YEAH! Somos parte do Quadrante 2023 & 2024

7 passos simples para garantir uma boa usabilidade de uma loja online

Você conhece a importância da usabilidade de uma loja online? Para destacar a sua loja online dos demais concorrentes é necessário traçar estratégias que facilitem a jornada de compra e tornem a experiência do usuário única e sem dificuldades dentro do ecommerce.

Atualmente existem algumas maneiras de fazer isso: investir na usabilidade é a principal delas. Saiba como a estratégia da usabilidade te ajuda a atrair visitantes e gerar conversões.

Não basta atrair visitantes para o seu ecommerce sem oferecer soluções para as dores do cliente de forma prática e objetiva. Para que os usuários se tornem clientes e convertam em vendas, é preciso criar uma jornada de compra fluída, sem fricções e que permita que ao final da navegação o cliente compre o produto que mais se adequar aos seus desejos.

A experiência do usuário reflete como os clientes se sentem quando estão no ecommerce. O objetivo deve ser sempre tornar a navegação mais interativa, eficiente e agradável.

Trazer uma boa experiência de compra está diretamente ligado aos Indicadores de Desempenho (KPIs) do ecommerce, e investir em usabilidade impacta diretamente esses indicadores:

  • As pessoas têm 40% mais chances de gastar além do planejado quando identificam que a experiência de compra é altamente personalizada. (Google/BCG – 2019);
  • A probabilidade de conversão aumenta para 77% no smartphones para as empresas que oferecem sites que facilitam a finalização das compras de forma rápida. (Google/Ipsos – 2019);
  • 69% dos usuários de ecommerce no mundo abandonam o produto no carrinho (Baymard Institute);
  • 86% dos compradores pagarão mais por uma melhor experiência do cliente. (Forbes);
  • 89% dos consumidores começaram a fazer negócios com um concorrente depois de uma experiência ruim. (Relatório de Impacto da Experiência do Cliente Right Now).

7 passos simples de garantir uma boa usabilidade na loja online

Evite erros comuns de mercado e destaque o seu ecommerce entre os principais no seu segmento.
Veja aqui, os 7 passos simples de garantir uma boa usabilidade na loja online:

1. Tenha uma navegação simples e intuitiva.

2. Ofereça páginas responsivas.

3. Verifique a velocidade de carregamento.

4. Produza textos com boa legibilidade.

5. Organize a jornada do site.

6. Passe segurança para o cliente.

7. Tenha um checkout simplificado.

Como melhorar sua usabilidade?

Segundo o cientista da computação e especialista em UX, Jakob Nielsen, também conhecido como o pai da usabilidade, existem diversos fatores que podem ajudar um site a ter uma melhor performance nos seus resultados. Esses atributos podem ser medidos com alguns fatores, dentre eles:

  1. Facilidade de aprendizagem (Pouca Fricção)

O funcionamento do sistema deve ser de fácil compreensão pelos clientes para começar a usá-lo rapidamente. Na prática é o fazer sem pensar, de forma intuitiva e sem gerar dificuldades para o usuário. 

  1. Eficiência de uso 

ecommerce deve proporcionar assertividade para atender as necessidades dos usuários.
Quanto menos atrito e mais objetiva a jornada, melhor. Diminua os passos para o fechamento da compra online e tenha mais resultados em conversão.

  1. Facilidade de memorização (Navegabilidade)

Os usuários devem compreender facilmente como navegar no site e achar o que procura.
Ao facilitar a busca de produtos, por exemplo, fica mais fácil fidelizar clientes, uma vez que eles já conhecem o site e tiveram uma experiência de compra simplificada.

  1. Suporte a erros (Testes e Relacionamento)

O ecommerce deve prever erros que podem ser cometidos pelo usuário e ao acontecerem é necessário suporte e soluções ágeis para resolver o problema.
Neste passo, vale lembrar que investir tempo na fase de testes é importante para qualquer negócio, principalmente em um ecommerce.

  1. Satisfação do usuário 

E por fim, o site deve oferecer uma navegação fácil e agradável para que o cliente se sinta satisfeito com a experiência e volte a comprar. Medir a satisfação utilizando por exemplo o NPS é uma ótima maneira de acompanhar este indicador.

Para conquistar a confiança dos clientes e aumentar a taxa de conversão da sua loja online, é necessário que a experiência da navegação no ecommerce seja a mais fluída possível, desde a etapa de busca pelo produto até o checkout. 

Além dessas dicas, confira nosso blog para mais dicas sobre como alavancar e aumentar o número de conversões no seu site.

Fonte: VTEX