YEAH! Somos parte do Quadrante 2023 & 2024

Clubes de assinatura: ferramentas que podem ser poderosas para fidelizar os seus consumidores

Clubes de Assinatura

Com um mercado crescente e ainda mais competitivo, um dos grandes desafios para as marcas nos próximos anos será conquistar a lealdade da sua base de clientes.

De acordo com uma pesquisa da Revista Forbes, 75% dos consumidores não realizam mais de uma compra em cada loja online. Desse modo, as lojas e marcas precisam criar relacionamentos sustentáveis com os compradores e aproveitar os pontos de contato existentes para fidelizar seus consumidores e oferecer experiências memoráveis.

Uma das tendências de e-commerce para 2022, que busca solucionar o gap de lealdade dos clientes e, que já vem ganhando força no mercado, são as soluções de clubes de assinatura.

Em resumo, são modelos de negócios em que o cliente é cobrado recorrentemente de forma automática para receber um produto ou acessar algum serviço em uma frequência previamente estabelecida por ele. Esse conceito já é conhecido pelos consumidores, principalmente na contratação de serviços de streaming e empresas SaaS. No entanto, a participação da assinatura no varejo de bens vem crescendo consideravelmente e se tornado um diferencial competitivo das marcas com presença digital.

No Brasil, a Betalabs fez um levantamento que demonstrou que o setor de assinaturas totalizou cerca de R$ 1 bilhão em 2020, representando um crescimento de 60% na quantidade de clubes de assinatura quando comparado a 2019.

Pode-se perceber que os serviços de assinatura estão em crescimento. Além de uma tendência de mercado, os pedidos de recorrência trazem diversos benefícios, como:

  • Oferta de valor para o cliente;
  • Fidelização e construção de um relacionamento a longo prazo;
  • Maior previsibilidade de vendas e de demandas;
  • Aumento no Lifetime Value do seu cliente, reduzindo o custo de aquisição;
  • Garantia de faturamento;
  • Oferta de melhores condições para os clientes de assinatura, como brindes e descontos exclusivos;
  • Melhoria da sua Brand Awareness.

Para começar a utilizar essa solução, é importante conhecer os diversos tipos de clubes de assinatura, a fim de  entender qual modelo mais combina com o seu negócio. Entre as opções, estão: 

Assinatura de Caixas Surpresa: geralmente, são caixas com produtos que os consumidores finais ainda não sabem quais são e os itens são escolhidos através de uma curadoria realizada por um especialista. São focadas em algum nicho específico, como vinhos ou cosméticos. O cliente recebe a caixa em uma periodicidade estabelecida previamente e acaba experimentando produtos que poderia não comprar em outros contextos.

Assinatura de Produtos de Reposição: assinatura em que o cliente receberá produtos na frequência escolhida, muito comum no mercado de grocery e de pets. Normalmente, são produtos de necessidade específica que devem ser reabastecidos com certa recorrência. Uma estratégia utilizada para incentivar a assinatura é a chamada “Assine e Economize”, em que há um desconto no valor unitário do produto ou no frete para clientes do clube.

Assinatura de Streaming, Conteúdo Digital e Softwares: assinatura em que o cliente paga um valor mensal para ter acesso a conteúdos digitais exclusivos ou versões pagas de softwares. Talvez esse seja o tipo mais comum de assinatura no mercado. 

Já é perceptível que os clubes de recorrência chegaram para ficar, certo?
Então, aproveite para entender melhor as opções e os benefícios desse serviço.

A Imediata te ajuda na implementação de um programa de assinaturas, e assim, você consegue fidelizar ainda mais os seus clientes.